Planeta Terra
O Planeta Terra é o terceiro dos oito planetas que fazem parte do Sistema Solar. A partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Também chamado de "Planeta Azul", recebe esse denominação posto que grande parte do planeta é formado por água.
Qual a origem da Terra?
Segundo os estudos, a Terra se formou há 4,56 bilhões de anos. Inicialmente, o planeta chamado de Proto-Terra sofria com diversas colisões de outros astros que vagavam pelo universo, como a Terra.Uma dessas colisões teria sido a responsável pela formação da Lua.
Nesse primeiro momento, a Terra encontrava-se envolta em gás e com uma intensa atividade vulcânica. Ao longo de todo um processo de resfriamento, tornou-se possível a formação da crosta terrestre.
O arrefecimento do novo planeta tornou possível a presença de água em estado líquido e, consequentemente, a formação dos oceanos. Desse modo, concluiu-se o processo de formação do planeta Terra, há 4 bilhões de anos.
Algumas centenas de milhões de anos após essa forma, tem início a vida, a partir, dá abiogênese química oriunda da radioatividade e das condições atmosféricas.
Surgem as primeiras células procariontes e, posteriormente as algas anaeróbicas que produziram o oxigênio presente na atmosfera. O oxigênio foi responsável pelo surgimento dos demais seres vivos dentro de todo um processo evolutivo da vida no planeta.
Todo esse processo evolutivo culminou no aparecimento dos primeiros hominídeos há cerca de 14 milhões de anos. O homo sapiens sapiens (ser humano atual) surgiu há apenas 350 mil anos.
Quais as principais características do planeta?
O planeta Terra é um dos quatro planetas telúricos (de formação rochosa) do Sistema Solar, sendo os outro: Mercúrio, Vênus e Marte.
É o único planeta do Sistema Solar em que existe água em estado líquido, característica que junto ao oxigênio e a temperatura média de 14ºC tornam possível a vida no planeta.
Essa água corresponde cerca de 70% da superfície do planeta, local chamado de hidrosfera. A Terra é composta de diversos gases, de forma que em sua atmosfera encontramos principalmente, o nitrogênio (78%) e oxigênio (21%).
Qual o formato da Terra?
O formato da Terra, assim como de todos os planetas, tende a ser esférico por conta de seu centro gravitacional.
Entretanto, rigorosamente, o planeta não é perfeitamente esférico, aproxima-se seu formato é chamado de geoide. O geoide é uma aproximação matemática criada pela impossibilidade de calcular a superfície terrestre por conta de sua irregularidade.
A superfície terrestre varia entre os cerca de 8850 metros de altura do pico do Monte Everest e os 11000 metros negativos da Fossa das Marianas no Oceano Pacífico.
Outro fator que contraria uma condição esférica da Terra é o ligeiro achatamento de seus polos, ocasionados por três fatores:
- Movimento de rotação que desloca a massa para o Equador Terrestre.
- Efeito da lua que atua sobre as marés, mas também sobre a matéria sólida do planeta.
- Efeito do centro gravitacional do planeta, que exerce uma força maior sobre os polos achatados.
Qual o tamanho da Terra?
A Terra é o quinto maior e mais denso planeta do Sistema Solar, o maior entre os planetas telúricos. Hoje em dia, é possível precisar suas dimensões com um grau elevado de certeza, graças aos avanços da ciência.
- Diâmetro: 12 756,2 Km (diâmetro na linha do equador). O diâmetro dos polos é 43 Km menor.
- Área: 510 072 000 Km2
- Volume: 1,08321×1012 Km3
- Peso da Terra*: 5,9736×1024 Kg (massa).
* O peso é uma força que atua sobre os corpos e os atrai para a superfície do planeta. Como está associada a gravidade, o peso pode variar de planeta para planeta. Entretanto, no que se refere ao planeta, o mais correto é o uso do termo "massa".
Quais as características da órbita terrestre?
A órbita terrestre pode ser dividida em diferentes níveis e cada um deles é utilizado com diferentes propósitos. Os principais níveis orbitais da Terra são:
- Órbita terrestre baixa (LEO): 150 - 2000 Km da superfície. Nela, estão localizados diversos satélites de telefonia e monitoramento de condições meteorológicas. Nesse nível orbital, os satélites encontram-se a uma velocidade de 7,8 m/s, cerca de 28.000 Km/h e levam cerca de 90 minutos para completarem um giro orbital.
- Órbita terrestre média (MEO): 2000 - 35.786 Km da superfície. Utilizados para satélites de comunicação e de posicionamento global (GPS). O período orbital (giro na órbita) varia entre 2 a 24 horas. Os satélites de que fazem o monitoramento polo orbital (giro perpendicular passando pelos polos) são colocados nesse mesmo nível.
- Órbita geoestacionária: 35.786 Km da superfície. Utilizada para o posicionamento de satélites de telecomunicações (TV, telefonia, etc.). Nesse nível, os satélites orbitam no mesmo ritmo do planeta (24 horas por giro), dando a sensação de estarem estacionados no céu. Por esse motivo que as antenas parabólicas são alinhadas em uma determinada direção.
- Órbita terrestre alta (HEO): Superior a 35.786 Km da superfície. É o nível orbital mais alto, utilizado para o posicionamento de satélites de vigilância e monitoramento. Nesse nível, os satélites giram em um ritmo menor que o da terra (aproximadamente, 25 horas). Por esse motivo, parecem estar em um movimento retrógrado, girando para o lado oposto.
Qual a composição da Terra?
A Terra é um planeta de composição rochosa, chamado de planeta telúrico, esse tipo de planeta é mais denso, diferem dos planetas gasosos como: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Desse modo, a Terra é composta basicamente de:
- Ferro (32,1%);
- Oxigênio (30,1%);
- Silício (15,1%);
- Magnésio (13,9%);
- Enxofre (2,9%);
- Níquel (1,8%);
- Cálcio (1,5%);
- Alumínio (1,4%);
- Outros elementos (1,2%).
Quais são os movimentos realizados pela Terra?
A Terra realiza dois movimentos principais, chamados rotação e translação, que definem a duração dos dias e dos anos, respectivamente.
- Rotação: giro da Terra em seu próprio eixo. A duração de cada giro é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos. Cada giro equivale a um dia (24 horas).
- Translação: revolução completa da Terra ao redor do Sol, tem a duração de 365 dias, 5 horas e 47 minutos. Cada revolução equivale a um ano (365 dias). Por isso, a cada quatro anos, as horas que sobram forma um novo dia (29 de fevereiro) em anos bissextos.
6 curiosidades sobre o planeta Terra
- O planeta Terra possui a temperatura méria de 14ºC, mas a temperatura mais alta registrada foi de 56,7ºC, em Death Valley, na Califórnia, Estados Unidos. Já a temperatura mais baixa foi -89,2ºC, na Estação Vostok, Antártida.
- A Baía de Hudson, no Canadá possui uma anomalia que faz com que a gravidade seja menor que no resto do planeta.
- O pico do Monte Everest é o ponto mais alto do planeta (8850 metros). Entretanto, a maior montanha é a Mauna Kea, no Havaí com 10105 metros (5898 no mar e 4207 metros acima da superfície).
- Daqui a cerca de 5 bilhões de anos, o Sol se transformará em uma estrela gigante vermelha, expandirá e engolirá a Terra.
- A rotação da Terra encontra-se em desaceleração, é possível que em 140 milhões de anos o dia passe a ter 25 horas.
- Dia 22 de abril é comemorado o “Dia Mundial do Planeta Terra”.
Zonas térmicas da Terra
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares.
A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação, durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe luz solar.
Em virtude da forma esférica do planeta Terra, os raios solares incidem de forma diferente quanto à intensidade em distintos lugares do planeta, sendo que nas áreas próximas à linha do Equador, ou zona intertropical, a luz atinge a superfície terrestre de forma perpendicular, desse modo, automaticamente, maior a intensidade e o calor.
A partir da zona intertropical em direção aos polos, os raios, devido à forma arredondada do planeta, incidem na superfície dessas regiões com menor intensidade, pois atingem o planeta de maneira inclinada e, consequentemente, as temperaturas são menores.
A partir dessa ideia, fica claro que entre dois polos existe uma grande oscilação de temperaturas, decorrente principalmente do modo e da intensidade com que os raios solares incidem na superfície, que determinam a existência de elevadas, baixas e médias temperaturas dispersas em toda extensão do planeta.
Para regionalizar as áreas similares quanto ao recebimento de luz solar, o globo terrestre foi classificado em cinco zonas térmicas, que são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas, essa apresenta no norte e no sul, que ocorre também nas zonas polares.
Zonas Polares: os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira bastante inclinada, portanto, as temperaturas são as mais baixas da Terra.
Zonas temperadas: os raios incidem à superfície de forma relativamente inclinada em relação à zona intertropical, desse modo as temperaturas são mais amenas.
Zona tropical: áreas que recebem luz solar de forma praticamente vertical em sua superfície, o fato produz regiões com temperaturas elevadas, conhecida como zona tórrida do planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário