8 ano - Atividades sobre aspectos demograficos


8 ano - Atividades sobre aspectos demográficos:

- Sugiro a leitura do conteúdo e pesquisa em diversos sites. 

01.[UEL-PR]  A população mundial está concentrada sobretudo nos países subdesenvolvidos, ainda que alguns desenvolvidos estejam entre os mais populosos. Em termos absolutos, qual é o continente mais populoso?
(A).   Oceania.
(B).   Ásia.
(C).   Europa.
(D).   África.
(E).   América.

02. Observe a charge.

O ritmo do crescimento demográfico da espécie humana perante os recursos naturais disponíveis no planeta gera polê­mica entre cientistas há, pelo menos, dois séculos.
Quais os impactos no crescimento da população em relação ao nosso Planeta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03. [FAAP-SP]
Os índices de analfabetismo são alarmantes. O ser humano fica impossibilitado de desenvolver as suas potencialidades, de conhecer os fatos, de comparar, de enxergar melhor o mundo que está em sua volta e ao qual ele pertence.
É mais provável que o texto anterior possa ser aplicado a milhões de pessoas que vivem na:
(A).   África e América Anglo-Saxônica.
(B).   Europa e América Anglo-Saxônica.
(C).   América Latina e Rússia.
(D).   Ásia Meridional e Europa.
(E).   África e América Latina.

04. [PUCCamp-SP]  Considere o gráfico apresentado a seguir.

A análise do gráfico e seus conhecimentos sobre a população mundial permitem afirmar que os atuais índices de aumento da produção mundial de alimentos:
(A).   não eliminam a fome das áreas pobres uma vez que os maiores aumentos na produção ocorreram nas áreas desenvolvidas,  beneficiando uma pequena parcela da população mundial.
(B).   reduzem consideravelmente o problema da fome, sobretudo nos países com acentuada vocação agrícola.
(C).   refletem o esforço realizado pelos países de mais avançada tecnologia, no sentido de promover uma revolução agrícola em nível mundial.
(D).   revelam a eficiência de programas conjuntos de controle de natalidade e desenvolvimento agrícola realizados nos países subdesenvolvidos.
(E).   tornam a teoria malthusiana definitivamente ultrapassada, possibilitando à população voltar a crescer aos níveis anteriores aos de 1950.


05. (UFPE) Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população de uma determinada área é realizado a partir do conhe­cimento e da compreensão dos seus indicadores demográficos. Em relação a alguns desses indicadores, analise as proposições abaixo.
    I. [      ] A densidade demográfica é obtida a partir da divisão da superfície territorial de um lugar pela sua população absoluta.
  II. [      ] A taxa de fecundidade é um indicador populacional que influencia diretamente o comportamento de um outro indicador, o da natalidade.
III. [      ] A taxa de mortalidade infantil identifica o número de óbitos de crianças menores de um ano.
IV. [      ] O crescimento vegetativo é calculado com base nas taxas de natalidade, mortalidade e migração.
  V. [      ] O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica, mas também pelas condições socioeconômicas existentes.
As alternativas verdadeiras são:
(A).   I e IV apenas.
(B).   I, II e III apenas.
(C).   I, III, IV e V apenas.
(D).   II, III e IV apenas.
(E).   II, III e V apenas.

06. [FEI-SP] Observe atentamente as pirâmides etárias da população brasileira que se encontram a seguir:

(A).   a primeira pirâmide populacional é típica de um país em desenvolvimento – maioria da população é jovem –, já a segunda aponta para um país subdesenvolvido, onde as altas taxas de mortalidade infantil fazem com que a população mais jovem “encolha”.
(B).   as melhores condições de vida no campo geraram um aumento de expectativa de vida da população, mas não tiveram impacto sobre as elevadas taxas de natalidade, que matém ainda o país como predominantemente jovem.
(C).   as pirâmides mostram que o Brasil, ao longo dos trinta anos que se passaram, efetuou a chamada transição demográfica, apresentando um envelhecimento de sua população.
(D).   devido ao elevado número de jovens do país as alterações ocorridas na distribuição etária da população brasileira ao longo desses trinta anos não provocaram impacto algum na economia brasileira.
(E).   não existem alterações substanciais na distribuição da população brasileira, já que a taxa de natalidade se manteve constante ao longo do período.

07. [UFRGS-RS] Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do parágrafo abaixo, na ordem em que aparecem. Caso os componentes demográficos (fecundidade, mortalidade e migrações) do Brasil continuem apresentando, nas próximas cinco décadas, comportamento similar ao atual, a pirâmide etária brasileira, em 2050 apresentará base _____________, altura ___________ e topo _______________.
(A).   estreita – grande – estreito
(B).   estreita – pequena – estreito
(C).   estreita – pequena – largo
(D).   larga – grande – largo
(E).   larga – pequena – estreito

08. [UFSC] Com base na tabela que trata da população absoluta e relativa dos países mais populosos do mundo e nos seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

      I.     O Brasil é um país bastante povoado.
    II.     O Brasil é um país bastante populoso.
  III.     O Brasil é um país populoso e bastante povoado.
  IV.     Comparado aos principais países mais populosos do mundo, o Brasil possui baixa população relativa.
    V.     Por ser um país bastante povoado, o Brasil não exige políticas de desenvolvimento regional para a ocupação do território.
Estão corretas as alternativas:
(A).   I e III apenas.
(B).   I, III e V apenas.
(C).   I, II e V.
(D).   III e IV apenas.
(E).   II e IV apenas.

09. [UEL-PR] Sobre a economia e o desenvolvimento brasileiros na atualidade, é correto afirmar que:
(A).   a atual renda per capita permite classificar o poder aquisitivo dos brasileiros como muito elevado.
(B).   a esperança de vida do brasileiro é a mesma em todo o território nacional.
(C).   a geração de renda proporcionada pela economia informal é relevante para o desenvolvimento do país.
(D).   o atual nível de desenvolvimento brasileiro não foi acompanhado por mudanças de práticas culturais nem de hábitos de consumo, os quais permanecem semelhantes aos que existiam nos anos 50.
(E).   o setor primário já não exerce influência na balança comercial brasileira e, portanto, não interfere no nível de desenvolvimento do país.

8 ano - Aspectos demográficos

População Mundial

  Os avanços tecnológicos na medicina, educação e saneamento básico são fatores que contribuem para o crescimento da população mundial.
  A população mundial tem apresentado crescimento a cada ano, conforme dados divulgados em 2010, pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o planeta Terra possui 6,9 bilhões de habitantes. No entanto, o ritmo de crescimento populacional vem sofrendo redução. De acordo com as estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a Terra terá pouco mais de 9 bilhões de habitantes em 2050, crescendo a um ritmo anual de 0,33% ao ano. Atualmente, essa taxa é de 2,02%.
  O mundo está presenciando uma nova dinâmica demográfica. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são os avanços tecnológicos na medicina, educação e saneamento básico. Esses três elementos refletem, respectivamente, no aumento da expectativa de vida, redução da quantidade de filhos e queda das taxas de mortalidade infantil.

Atualmente, os 10 países mais populosos do planeta são:

1° - China: 1.354.146.443  habitantes

2° - Índia: 1.198.003.272 habitantes

3° - Estados Unidos: 314.658.780 habitantes

4° - Indonésia: 229.964.723 habitantes

5° - Brasil: 190.755.799 habitantes

6° - Paquistão: 180.808.096 habitantes

7° - Bangladesh: 162.220.762 habitantes

8° - Nigéria: 154.728.892 habitantes

9° - Rússia: 140.873.647 habitantes

10° - Japão: 127.156.225 habitantes


A distribuição populacional por continentes é a seguinte:

1° - Ásia: 4,1 bilhões de habitantes

2° - África: 1,1 bilhão de habitantes

3° - América: 934,3 milhões de habitantes

4° - Europa: 749,6 milhões de habitantes

5° - Oceania: 37,1 milhões de habitantes

6° - Antártica: 4 mil habitantes (no verão) e 900 habitantes (no inverno).

  Portanto, o continente asiático abriga mais da metade da população mundial. A população europeia, que já representou mais de 21% da população total da Terra, responde, atualmente, por 10,9%. A Europa apresenta uma taxa de crescimento populacional de apenas 0,1% ao ano. A África, por sua vez, possui a maior taxa de crescimento populacional: 2,3% ao ano, atualmente, abriga 14,9% da população global, e, conforme estimativas da ONU, 21,3% dos habitantes da Terra estarão residindo no continente africano até 2050.
   A América Latina apresenta crescimento populacional de 1,3% ao ano; na Ásia, esse número é de 1,1% ao ano; e na Oceania é de 1,2%. Estados Unidos e Canadá apresentam crescimento populacional de 0,9%, no entanto, os fluxos migratórios com destino a esses países é o principal responsável pelo aumento populacional.
  Análises demográficas indicam que o crescimento populacional é maior nos países pobres, já os países desenvolvidos (considerados ricos), apresentam baixas médias de crescimento no número da população. De acordo com dados da ONU, entre 2005 e 2010, nas regiões mais desenvolvidas do mundo esse índice foi de 02% ao ano. Nos países que possuem graves problemas no que se refere aos aspectos socioeconômicos (considerados pobres) a taxa de crescimento populacional foi de 2,3% ao ano.

COMO SE ESTUDA A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO

 Demografia e recenseamentos
 Demografia:
  • ciência que estuda a evolução e a distribuição da população humana
 Recenseamento (ou Censo):
  • recolha de informações demográficas, económicas e sociais sobre a totalidade da população de uma área definida
 Importância dos Censos:
  • Os Censos permitem saber quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos, e assim é possível, por exemplo:
    • identificar o número de escolas, creches, hospitais e lares de idosos que são necessários e onde;
    • saber onde se devem construir vias de comunicação;
    • como distribuir as verbas pelas autarquias.
 Indicadores demográficos:
  • População absoluta
  • Natalidade
  • Taxa bruta de natalidade
  • Índice sintético de fecundidade
  • Índice de renovação de gerações
  • Mortalidade
  • Taxa bruta de mortalidade
  • Taxa de mortalidade infantl
  • Crescimento natural
  • Taxa de crescimento natural
  • Saldo Migratório
  • Crescimento efetivo
  • Taxa de crescimento efetivo
  • Esperança de vida à nascença
  • Índice de envelhecimento
 Nota: os indicadores em taxas percentuais ou permilagens permitem a comparação desses indicadores entre vários países.

Natalidade:
  • número de nados-vivos ocorridos num determinado território, num determinado intervalo de tempo. 
Fatores que explicam os valores baixos da taxas brutas de natalidade nos países desenvolvidos:
  • uso generalizado de métodos contraceptivos
  • acesso facilitado ao planeamento familiar
  • aumento do nível de instrução, sobretudo da mulher
  • maior participação da mulher no mundo do trabalho
  • aumento dos custos com a educação dos filhos
  • casamentos tardios
  • aumento da taxa de divórcios
Fatores que explicam os valores altos da taxas brutas de natalidade nos países em desenvolvimento:
  • dificuldades de acesso a métodos contraceptivos
  • difícil implementação do planeamento familiar (muitas vezes causadas por questões religiosas, analfabetismo, …)
  • baixos níveis de instrução
  • papel social da mulher como mãe e dona de casa
  • filhos vistos como fonte de rendimento
  • casamentos precoces
  • poligamia
 Índice sintético de fecundidade (ISF)
  • número de crianças que, em média, cada mulher tem durante a sua vida fecunda (15 a 49 anos)
 Para que serve o índice sintético de fecundidade?
O índice sintético de fecundidade permite verificar se a renovação de gerações está ou não assegurada.
Considera-se que o número de filhos por mulher em idade fértil deverá ser igual a 2,1 (índice de renovação de gerações) para garantir a substituição das gerações.
Mortalidade:
  • número de óbitos ocorridos num determinado território, num determinado intervalo de tempo. 
Fatores que explicam os valores baixos das taxas brutas de mortalidade nos países desenvolvidos:
  • melhores condições de saúde, higiene, alimentação e habitação 
Como se explica o aumento destas taxas nos países desenvolvidos nos últimos anos?
Alguns países desenvolvidos registam ligeiros aumentos da taxa de mortalidade devido à elevada percentagem de idosos na sua população. 
Fatores que explicam os valores altos da taxas brutas de mortalidade nos países em desenvolvimento:
  • más condições de saúde, higiene, alimentação e habitação
  • epidemias como a SIDA e conflitos armados
Como se explica a diminuição destas taxas nos países em desenvolvimento nos últimos anos?
As taxas de mortalidade de alguns países em desenvolvimento têm vindo a diminuir devido às melhorias das condições de saúde, higiene, alimentação e habitação, muitas vezes suportada pela ajuda humanitária dos países desenvolvidos. 
Porque é a taxa de mortalidade infantil um indicador de desenvolvimento?
A taxa de mortalidade infantil está relacionada com o nível de desenvolvimento dos países pois os seus valores estão associados às condições de assistência médica pré e pós-parto e de um maior cuidado com a higiene e com a alimentação.
Como estas condições são melhores nos países desenvolvidos, as taxas de mortalidade infantil são aí mais baixas, enquanto que os países em desenvolvimento têm piores condições de assistência médica, higiene e alimentação, logo as taxas de mortalidade infantil são mais elevadas.
Crescimento da população
Crescimento natural
CN = Natalidade – Mortalidade
Os valores do crescimento natural permitem saber se a população aumentou, diminui, ou se manteve-se constante:
  • Se N > M,  a população aumentou
  • Se N < M, a população diminuiu
  • Se N = M, então a população manteve-se constante
 No entanto, o crescimento natural não tem em conta a entrada e a saída de pessoas para dentro ou fora do país. 
Saldo migratório
SM = Imigração – Emigração
Imigração: número de pessoas que entram no país (imigrantes)
Emigração: número de pessoas que saem do país para o estrangeiro (emigrantes)
 Crescimento efetivo
CE = Crescimento Natural + Saldo Migratório
O crescimento efetivo é o crescimento real da população pois além do crescimento natural também tem em conta as pessoas que entram e saem do país.
Esperança de vida à nascença
  • número médio de anos que uma pessoa à nascença pode esperar viver
 Onde existem os valores mais altos de esperança de vida à nascença?
Os países desenvolvidos têm valores de esperança de vida à nascença mais elevados devido às melhores condições de saúde, higiene, alimentação e habitação.
Fatores que explicam o aumento da esperança de vida à nascença, sobretudo nos países desenvolvidos:
  • generalização de culturas como o milho e a batata
  • descoberta de adubos químicos
  • descoberta de vacinas e antibióticos
  • melhores condições de saneamento básico
Fatores que explicam o aumento da esperança de vida à nascença em alguns países em desenvolvimento após a 2ª Guerra Mundial:
  • utilização da penicilina
  • vacina da varíola
Disparidade dos valores da esperança de vida à nascença por sexo:
As mulheres, sobretudo dos países desenvolvidos, apresentam uma esperança de vida à nascença superior à dos homens devido:
  • características genéticas
  • exercício de profissões de menor risco
  • hábitos de vida, em geral, mais saudáveis
 ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
Conceitos importantes
Estrutura etária
  • repartição da população por idades (classes etárias) 
Pirâmide etária
  • gráficos de barras horizontais representando a população por grupos de idade e por sexos 
Tipos de pirâmides etárias 
Estrutura etária jovem
  • Base larga
    • natalidade alta
  • Topo estreito
    • E.M.V. baixa
    • países em desenvolvimento 
Estrutura etária idosa
  • Base estreita
    • natalidade baixa
  • Topo largo
    • E.M.V. alta
    • países desenvolvidos 

Grupos etários
  • Jovens (0 – 14 anos)
  • Adultos (15 – 64 anos)
  • Idosos (+ 65 anos)
Consequências sócio-económicas
Estrutura etária jovem
  • dificuldades de acesso à educação e cultura
  • aumento do desemprego
  • aumento da criminalidade
  • falta de recursos para toda a população
Estrutura etária idosa
  • elevados gastos com a população idosa (reformas, lares, cuidados de saúde)
  • falta de mão-de-obra
  • diminuição da população contributiva (menor receita através de impostos)
  • dificuldades de inovação em relação ás novas tecnologias
Politicas demográficas
Políticas Natalistas (têm como objetivo a natalidade)
  • benefícios fiscais para quem tem filhos
  • aumento do abono de família para famílias mais numerosas e outros subsídios
  • licença de maternidade ou paternidade
  • criação de creches e infantários
Politicas Anti-Natalistas (têm como objetivo diminuir a natalidade)
  • distribuição gratuita de contraceptivos
  • aconselhamento ao casamento tardio
  • legalização do aborto
  • aumento do nível de instrução da população
  • penalizações sociais para famílias numerosas
  • esterilizações e abortos obrigatórios em casos extremos

GEOGRAFIA

Pensar o bem comum!

Nada mais atual!

Visitas