6 ano - Atividades sobre orientação

Leia atentamente o texto, e responda as questões 1 e 2:
A BÚSSOLA E O MAGNETISMO TERRESTRE
Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante. Um ímã é um objeto capaz de atrair materiais metálicos como o ferro, devido à atuação de um campo magnético.
Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta – uma bola de ferro sólida, sob alta pressão e temperatura, que “flutua” no magma (lava em estado líquido).
Segundo o pesquisador, o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados, e é por isso que, se suspendermos um ímã por um pedaço de barbante, por exemplo, ele se orienta na direção dos polos magnéticos, ou seja, do eixo Norte-Sul.
Por convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o polo norte magnético terrestre e sul do imã o que aponta para o polo sul magnético terrestre.
É exatamente isso o que chamamos de bússola – um ímã orientado no campo magnético terrestre que indica a direção norte ou sul.
(Adaptado de http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=798&sid=7)

1 - De acordo com o texto, marque ( V ) para verdadeiro e (F ) para falso, depois escolha a alternativa correta:
(      ) Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante.
(      ) o campo magnético terrestre não exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
(      ) Por convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o polo sul magnético terrestre.
(      ) Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta.

A sequência correta é
(a) V, V, V, F.
(b) V, F, F, V.
(c) F, V, V, V.
(d) V, F, F, F.

2 - Segundo Alexandre Cherman,
(a) a Terra não tem norte magnético.
(b) o núcleo da Terra não exerce nenhuma influencia nos polos magnéticos da terra.
(c) o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
(d) a bússola sempre aponta o Leste magnético.

3 - Observe a figura:

Considerando a ESCOLA como ponto de referência, e utilizando somente os pontos cardeais e colaterais, podemos destacar que
(a) O teatro localiza-se a LESTE da escola.
(b) O estádio de futebol localiza-se a NORTE da escola.
(c) A lanchonete localiza-se a SUDOESTE da escola.
(d) A igreja localiza-se a SUDESTE da escola.

4 - Sobre a orientação do Cruzeiro do Sul, o Cruzeiro do Sul
(a) serve de orientação para as pessoas que vivem no hemisfério norte e sempre aponta o norte.
(b) é utilizados pelas pessoas que vivem no hemisfério sul e sempre indica o sul.
(c) é uma referencia para quem vive no hemisfério sul e sempre aponta o norte.
(d) está presente em ambos os hemisférios e aponta sempre o norte.
 
5 - Um dos mais modernos sistemas de orientação e localização geográfica:
(a) a Bússola. 
(b) o Sensoriamento Remoto.
(c) a Rosa dos rumos
(d) o Sistema de Posicionamento Global (GPS).

6 - Observe a figura:


A figura acima representa:

(a) um mapa
(b) uma bussola
(c) um GPS
(d) uma rosa dos ventos 

6 ano - Orientação e localização no espaço geográfico


Orientação e localização no espaço geográfico

Orientação pelo Sol

     Observando o Sol, o ser humano percebeu que esse astro surge, ao amanhecer, e desaparece, ao anoitecer, nas mesmas direções todos os dias. Com base nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de orientação, que são chamados de pontos cardeais: leste, oeste, norte e sul.
      A direção ao Sol nascer ficou determinada como leste (L) ou este (E) ou oriente (que significa nascente). O lado oposto, em que o Sol desaparece, ficou determinado como oeste (O) ou ocidente (que significa poente). Determinados os pontos leste e oeste, foram estabelecidos mais dois: o norte (N), ou setentrional ou boreal, e o sul (S), ou meridional ou astral.
    Com base nos pontos cardeais foram determinadas outras direções intermediárias, conhecidas como pontos colaterais.

  • Entre o norte e o leste, está o nordeste (NE).              
  • Entre o norte e o oeste, está o noroeste (NO).
  • Entre o sul e o leste, está o sudeste (SE).
  • Entre o sul e o oeste, está o sudoeste (SO).

     Existem ainda os subcolaterais, localizados entre os cardeais e os colaterais: norte-nordeste (N-NE),   norte-noroeste (N-NO), sul-sudeste (S-SE), sul-sudoeste (S-SO), leste-nordeste (L-NE), leste-sudeste (L-SE), oeste-noroeste (O-NO), e oeste-sudoeste (O-SO).
  Os pontos de orientação – cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários são costumeiramente representados por uma rosa-dos-ventos.



Orientação pela Lua

    Podemos utilizar a Lua, como orientação, que também nasce na direção leste e se põe na direção oeste. Assim, o procedimento para determinar os pontos de orientação utilizando a Lua como referencia são os mesmos adotados para o Sol.


Orientação pela bússola

    A bússola é um instrumento de orientação, que foi muito importante nas grandes navegações, criada pelos chineses no século X. Ela possui uma agulha imantada, que gira sobre um eixo, e um mostrador, onde está desenhada a rosa-dos-ventos.
    A agulha imantada aponta sempre para o pólo magnético do Norte, que atua como um grande imã. Esse pólo magnético não coincide com o Pólo Norte geográfico. Entre eles há uma diferença de cerca de 1.400 quilômetros.


Os modernos instrumentos de orientação

    O GPS permite localizar precisamente um determinado objeto em qualquer lugar da superfície da Terra. Esse aparelho é conectado a 26 satélites orbitando a Terra a cerca de 20.000 quilômetros de altitude. O GPS é a sigla do termo inglês Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global.  Esse aparelho é muito utilizado nas navegações marítimas e aéreas, nas forças amadas, no monitoramento de caminhões e carros, em expedições ou em lugares sem ponto de referencia, como a Floresta Amazônica e a Antártida. Também temos sofisticados instrumentos de orientação como radares, rádios etc...

Assista o vídeo

 

Os paralelos e os meridianos

    Para nos localizarmos lugares ou objetos com precisão na superfície terrestre, utilizamos as coordenadas geográficas, que resultam de um conjunto de linhas imaginárias que são traçadas sobre os mapas e globos que representam a superfície da Terra. Essas linhas são denominadas paralelos e meridianos.
    Os paralelos são linhas horizontais que circundam o planeta. O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais chamadas de hemisférios: o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.
Os paralelos são indicados em graus e determinados a partir do Equador (0º), podendo atingir o valor máximo de 90º ao norte ou a sul.
     Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio no Hemisfério Sul.
     Os meridianos são linhas verticais traçadas do Pólo Norte ao Pólo Sul e também  são medidos em graus.
    Todos os meridianos são medidos a partir de Greenwich, que corresponde a 0º. Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Leste ou Oriental, e o Hemisfério Oeste ou Ocidental.
     Os meridianos têm o valor máximo de 180º no Hemisfério Leste e 180º no Hemisfério Oeste.


A latitude e a longitude

    A latitude é a distancia em graus de qualquer ponto da superfície terrestre, até a linha do Equador.  Todos os lugares que estão sobre o mesmo paralelo tem a mesma latitude. As latitudes variam entre 0º na linha do Equador, e 90º, ao norte  ou ao sul desse paralelo.
   A longitude é a distancia em graus entre qualquer ponto da superfície terrestre, e o Meridiano de Greenwich. Todos os lugares situados sobre o mesmo meridiano tem a mesma longitude. As longitudes variam entre 0º, na linha de Greenwich, e 180º para leste ou oeste dessa linha.
Fonte: blogs, mundo educação-uol e projeto araribá

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GEOGRAFIA

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