9 ano - Europa economia

Economia Europeia


1 – A agricultura, a pecuária e a pesca.

agricultura europeia é produtiva graças à sua alta mecanização e a maior parte da produção é consumida no próprio continente. Cada região do país é especializada em um tipo de produção e a especialização é facilitada pela boa rede comercial existente entre os países europeus.
No norte do continente temos o desenvolvimento da pecuária bovina e suína e a pesca é desenvolvida com destaque na Rússia, Portugal, Espanha, Noruega e Islândia.

2 – A Indústria.

A parte oeste e central da Europa foi pioneira na Revolução Industrial o que atribuiu aos países dessa região as principais regiões industriais. Vale lembrar também que o Plano Marshall obteve papel importante na criação desse espaço dinâmico, já que ele envolve os países que participaram da Segunda Guerra Mundial (Reino Unido, França, Itália e Alemanha).


3 – O setor de serviços.

Esse setor é responsável por 50% da riqueza do continente.
  • Comércio – os principais fluxos comerciais do continente ocorrem com os países desenvolvidos (Japão e EUA). Essa atividade é responsável pelo desenvolvimento de outros serviços como o dos transportes e os serviços bancários.
  • Turismo – o continente europeu é o principal centro turístico mundial e é responsável pela metade da renda gerada pela atividade no mundo todo.
  • Saúde e educação – são serviços importantes financiados pelos governos de quase todos os países.

4 – Nível de desenvolvimento diferenciado.

O continente europeu possui, de forma generalizada, um elevado nível de desenvolvimento econômico e tecnológico, mas há contrastes entre os países devido às suas características históricas, políticas e econômicas. Assim podemos dividir a Europa em três tipos de países:
  • Países de desenvolvimento elevado.
  • Países de desenvolvimento intermediário.
  • Países de desenvolvimento fraco.

5 – Reino Unido.

  • Grandes indústrias têxteis – essa modalidade de indústria tem grande tradição no país que remonta à Idade Média, porém, devido ao reduzido custo da mão de obra, essas indústrias têm se transferido para o Extremo Oriente.
  • Siderurgia – a atividade obteve êxito em razão da grande quantidade de carvão e minério de ferro.
  • Indústria de transformação – as indústrias de transformação de bens são prósperas graças ao sucesso da siderurgia de base.

  Os setores modernos.

  • Indústria petroquímica – se desenvolveu graças à descoberta de reservas petrolíferas no Mar do Norte.
  • Indústria eletroeletrônica – se desenvolveu graças ao desenvolvimento dos sistemas produtivos.
  • Indústria alimentícia – a indústria tem destaque por causa dos alimentos que importa (cerais e soja), a indústria se destaca na transformação de alimentos para o consumo.
6 – França.

  • A agricultura – a França é o país com maior quantidade de áreas agricultáveis do continente. Com exceção de produtos tropicais, o país supre com sua produção as necessidades da população e ainda produzem excedentes. Nessa atividade temos destaque a beterraba e o trigo.
  • Indústria – modernas indústrias do setor têxtil, químico e de produção de máquinas são as mais importantes do país, mesmo com suas jazidas de ferro esgotadas.
  • Energia – grande parte dos recursos energéticos do país são importados (carvão e petróleo), porém um grande projeto de produção de energia termonuclear faz com que o país exporte energia elétrica para outros países.
  • Turismo – A França está entre os três países com o maior fluxo turístico do mundo com dois grandes polos de atração Paris e o litoral mediterrâneo.

7 – Alemanha.

  • Energia e desenvolvimento industrial – o setor industrial alemão é muito desenvolvido graças à abundância de carvão mineral e a sua densa rede hidrográfica.
  • Estímulo à industrialização – os produtos agrícolas são importados devido às poucas áreas cultiváveis do país, mas no ramo industrial o governo alemão incentivou o crescimento das indústrias, o que transformou o a Alemanha no primeiro produtor de máquinas e também tem como destaque as indústrias química, farmacêutica, eletromecânica e de construção mecânica.

8 – Países mediterrâneos.

  • Atividades econômicas comuns – devido aos fatores naturais semelhantes esses países apresentam pontos comuns da economia. Os três países têm destaque na indústria têxtilcalçadista e de revestimentos cerâmicos, assim como o setor turístico também é importante fonte de renda.
  • Portugal – o crescimento industrial do país é recente e só cresceu notavelmente após a sua entrada na União Europeia.
  • Espanha – a indústria se concentra ao norte na Catalunha e no País Basco com destaque para os setores têxtil, siderúrgico, metalúrgico e químico. Nas Astúrias ao norte e ao sul na Andaluzia destaca-se a exploração mineral e Madri é o centro industrial e financeiro do país.
  • Itália – foi o primeiro país mediterrâneo a alcançar um desenvolvimento industrial notável, porém esse desenvolvimento não ocorreu de forma homogênea no território italiano, isso permite que se faça uma divisão do país em três regiões para estudar a sua industrialização, essas são: região Norte e Nordeste, são as mais desenvolvidas, o relevo possibilitou a construção de usinas hidrelétricas além dessa região possuir diversas jazidas de gás natural; região Central, teve o seu dinamismo alcançado recentemente devido ao crescimento das médias e pequenas empresas; e a região Sul permanece basicamente agrária, porém a ajuda econômica da União Europeia tem melhorado os indicadores sociais e econômicos dessa região.

9- Países do Norte Europeu.

Região com clima predominantemente polar e frio cujos países, graças ao relevo, obtêm características semelhantes de produção e se dedicam exclusivamente à pesca, produção de energia hidrelétrica e extração vegetal.
  • Suécia – destaque para as indústrias químicas e siderúrgicas.
  • Finlândia – a principal atividade econômica é a exploração vegetal que foi alongada e desenvolvida graça ao emprego do reflorestamento.
  • Islândia e Noruega – países com o maior IDH do mundo tem a economia baseada na pesca, na Noruega ainda destacam-se a indústria da madeira, da exploração de gás natural e de petróleo.

8 ano - Continente americano

O Continente americano
  América é o maior continente em extensão norte–sul localizado no Hemisfério Ocidental e compreende uma área total de 42.189.120 km2. O continente é habitado por cerca de 902.892.047 pessoas, e nele são faladas diversas línguas, como espanhol, inglês, português, francês, neerlandês e línguas nativas. O continente é constituído por 35 países e 18 territórios independentes. Os países são banhados pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

  Esse enorme território é dividido em subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul. Alguns estudiosos e organizações, como a Organização das Nações Unidas (ONU), consideram apenas a divisão em América do Norte e América do Sul, considerando que ambas são ligadas por um istmo (estreita faixa de terra que liga duas áreas de maior extensão).
  
                                        A América é o maior continente em área norte–sul.



  Outra divisão da América é conhecida como América Latina, uma região que corresponde aos países que falam as línguas derivadas do latim, como o português e o espanhol. Basicamente, a América Latina abrange a região dos países pertencentes à América Central e à América do Sul colonizados pelos portugueses e espanhóis.

  O continente americano era habitado por nativos até a chegada dos europeus. Espanhóis, portugueses, holandeses, franceses e outros povos do Velho Mundo colonizaram a América, e a miscigenação deles com os povos nativos deu origem à população atual do continente. A independência dos países da América do Norte iniciou-se por volta de 1776, já a da América Latina iniciou-se no decorrer do século XIX.

Dados gerais


Continente: América


Gentílico: americano


Países: 35 países e 18 dependências


Extensão territorial: 42.189.120 km2


População: 902.892.047 habitantes


Maior país: Canadá (9.984.670 km2)


Menor país: São Cristóvão e Névis (261 km2)


Idiomas: inglês, espanhol, português, francês, neerlandês e línguas nativas


Subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul

América do Norte
 América do Norte é formada por três países e localiza-se na parte setentrional do continente americano.

 América do Norte foi inicialmente explorada pelos espanhóis, por volta de 1942. Franceses e ingleses também colonizaram regiões desse subcontinente, o qual se localiza em uma área de 24.709.000 km². Suas fronteiras estão delimitadas, a leste, pelo oceano Atlântico, a oeste, pelo Oceano Pacífico; já ao sul, estão ligadas à América Central, e ao norte, estão ligadas ao Ártico.

 Os países que formam o subcontinente são: Canadá, que é o maior país do subcontinente; Estados Unidos; e México, que é o menor deles. Alguns territórios dependentes também se encontram nele, ao todo são quatro dependências. Vivem nesse subcontinente 579.024.000 habitantes.

 Os países da América do Norte fazem parte de alguns acordos, como o Nafta, substituído em 2018 pelo USMCA (conhecido como Nafta 2.0) — um tratado de livre comércio entre as nações.


América do Sul

América do Sul é formada por 12 países e está na parte meridional do continente americano.

  América do Sul é localizada em sua parte meridional. Ela abrange uma área de 17.819.100 km2 e é habitada por cerca de 388 milhões de habitantes. O subcontinente é banhado pelo Oceano Atlântico, a leste, e pelo Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte está limitado pela América Central, e, ao sul, pela Antártida.

  O subcontinente era habitado por povos nativos, sendo encontrado pelos portugueses por volta de 1498. Espanhóis e portugueses exploraram as partes desse território, e, posteriormente, vieram outros povos europeus, uma vez que os recursos naturais aqui encontrados atraíam os colonizadores, fazendo do subcontinente, então, fonte de matéria-prima para a Europa.

  A América do Sul é formada por 12 países e três dependências. Os países são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela. A Guiana Francesa, apesar de estar na América do Sul, é um território ultramarino francês. Os territórios dependentes são: Aruba, Bonaire e Curaçao (Países Baixos), Ilhas Malvinas, Ilhas Geórgia e Sandwich do Sul (Reino Unido).

América Central

América Central une os subcontinentes América do Norte e América do Sul.

  América Central é um subcontinente localizado entre a América do Norte e a América do Sul, compreendendo, portanto, a faixa central do continente americano. É formada por 20 países ístmicos e 16 dependências.

 Os países são: Antígua e Barbuda; Bahamas; Barbados; Belize; Costa Rica; Cuba; Dominica; El Salvador; Granada; Guatemala; Haiti; Honduras; Jamaica; Nicarágua; Panamá; República Dominicana; Santa Lúcia; São Cristóvão e Névis; São Vicente e Granadinas e Trinidad; e Tobago.

 Esse subcontinente abrange uma área total de 742.204 km2 e é habitado por aproximadamente 92 milhões de habitantes. Inicialmente era povoado por indígenas, e depois passou a ser explorado pelos europeus no começo do século XVI. Os povos que habitam essa região falam espanhol, inglês, neerlandês e papiamento, além de várias línguas nativas.

 América Central está localizada geograficamente em uma região de bastante instabilidade. Muitos países são afetados por fenômenos naturais, como furacões e terremotos, os quais devastam muitas áreas e dizimam milhares de pessoas. Ainda, alguns países convivem com os desastres provocados por essas intempéries naturais e têm dificuldade em reconstruírem-se.

GEOGRAFIA

Pensar o bem comum!

Nada mais atual!

Visitas